Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Escolha uma página
More Info
Read More
Fisoterapia Pós-Operatória

Fisoterapia Pós-Operatória

Um tratamento pós-operatório completo pode ser tão importante quanto a própria cirurgia plástica e por isso deve ser realizado por um profissional especificamente capacitado: um fisioterapeuta dermato funcional.

Como se observa na prática clínica, pacientes em pós-operatório de cirurgias plásticas apresentam grande ansiedade para atingir o resultado final, porém a aparência dos tecidos após a intervenção cirúrgica os desanimam. É uma fase em que o paciente sente muita dor devido a grande quantidade de edema e inflamação, além de equimoses e outros desconfortos provenientes do procedimento.

Por meio da fisioterapia pré e pós operatória, podemos minimizar as queixas, diminuindo o tempo de repouso, restaurando a funcionalidade, otimizando os resultados da cirurgia e acelerando a recuperação, diminuindo assim o desconforto e os traumas para o paciente, e ainda possibilitando a reintegração do indivíduo em suas atividades sociais.

A fisioterapia dermato funcional no pós-operatório atuará prevenindo a formação de aderências, principal fator agravante no pós-operatório, pois essas aderências impedem o fluxo normal de sangue e linfa, aumentando ainda mais o quadro edematoso, retardando a recuperação.

Existem vários recursos que podem ser utilizados na fisioterapia pós-operatória, como a drenagem linfática manual e a eletroterapia, que vem demonstrando eficácia e resultados positivos para a reabilitação do paciente. O tratamento pós-cirúrgico pode ser realizado no pós-operatório imediato ou tardio, tendo como objetivo previnir: edema, enfisema cutâneo, retrações cicatriciais, fibrose, lipoma, seroma, déficit de sensibilidade e contratura muscular.

A sessão de pós-operatório de cirurgia plástica compreende:

  • Ultra-som de alta potência com correntes estereodinâmicas (MANTHUS)
  • Drenagem Linfática Manual (método Leduc, Vodder, Ganância, Godoy)
  • Analgesia no pós cirúrgico (TENS)
  • Tratamento de Fibroses (LTF)
  • Crioterapia Analgésica
  • Orientações sobre postura, alimentação, cuidados e exercícios
  • Cuidados com equimoses e hematomas
  • Acompanhamento completo até a total reabilitação do paciente.