Image Image Image Image Image

Cirurgia Plástica Masculina

A procura por cirurgia plástica está cada vez maior por parte dos homens. As mais procuradas são lipoaspiração, rinoplastia, correção de ginecomastia e otoplastia, mas atualmente procuram também a cirurgia da face, abdominoplastia, entre outras.

 

Ginecomastia: Fatores hormonais, medicamentos e até alguns tipos de drogas estimulam o aumento das glândulas mamárias em adolescentes e homens. Até cerca de 16/17 anos pode ser reversível com a estabilização hormonal, mas alguns casos são irreversíveis e corrigidos apenas com essa cirurgia.

O desenvolvimento de glândula mamária em homens pode ser um evento extremamente traumático, o que gera vergonha e restrições ao uso de trajes de banho e até mesmo à prática de esportes.

Dependendo do grau da ginecomastia, a cicatriz pode ser realizada apenas nas areolas (Webster), o que determina uma cicatriz bastante camuflável e de boa aceitação, porém se o excesso de pele e flacidez são maiores, as cicatrizes também precisam se estender. Em alguns casos, o tecido aumentado é em sua maior parte gordura, e seu tratamento pode ser realizado apenas pela técnica de lipoaspiração, com cicatrizes mínimas de cerca de 8 a 10mm, que podem estar localizadas nas axilas ou torax.

Em casos mais discretos não é preciso a internação hospitalar, e o paciente é biberado no mesmo dia da cirurgia. A duração da cirurgia é de 1 a 2 horas, e a anesthesia empregada pode ser a local com sedação ou geral. O retorno à vida social se dá rapidamente, em torno de 5 dias, mas existem restrições principalmente no que diz respeito à movimentação dos braços, que devem ser mantidos próximos do corpo, sem elevá-los por 14 dias. O paciente deve ficar sem carregar peso por esse periodo também. O uso de uma malha elástica irá ajudar a atingir o resultado final, e deverá ser usada por 1 a 3 meses, dependendo do caso. Abaixo mostraremos a anatomia da ginecomastia, onde se visualiza a glândula mamária e o tecido gorduroso.

hom1

A figura abaixo mostra incisão de Webster nas areolas e técnica de lipoaspiração associada.

hom2